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Post 1 Inserido por Comentário:
Nome: joel
De: mauasp
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Se duvidarmos ainda do batismo em nome de Jesus e sinal q ou não conhecemos a Deus ou q deixamos q saber q Ele existe ei Jesus e único Deus
Adicionado: June 27, 2014 Responder a esta entrada  Apagar esta entrada  Ver IP
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Nome: SERGIO RICARDO
De: QUIXADÁ
Email: Contacto
Leia o texto abaixo orando em espírito, com bastante atenção, conferindo em sua Bíblia e tire conclusões.

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O BATISMO NAS ÁGUAS

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ... Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. (Mateus 28:19 e Atos 2:38)

Considerações

A palavra batismo veio do grego “baptízo”, que significa mergulhar, imergir, ou imergir para tingir uma roupa.” Considerando que batismo é um sepultamento do velho homem, entendemos obviamente que o mesmo deve ser sepultado nas águas mergulhando-o, e assim identificando-o com a morte, sepultamento e ressurreição do Senhor Jesus Cristo conforme Paulo escreveu aos Romanos 6:3-5:

3Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?
4Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
5Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição;

Concluímos então que o batismo correto é por imersão ou mergulho e não por aspersão.

Algumas denominações que aspergem as pessoas no batismo tentam basear sua doutrina no episódio de Felipe e o Eunuco em Atos 8:35, quando o Eunuco disse:

35Eis aqui água; que impede que seja batizado? (Atos 8:35b).

Eles querem insinuar que o Eunuco foi aspergido, mas o contexto mostra que ambos entraram naquelas águas, que parecia ser um pequeno riacho, onde Felipe batizou o Eunuco por imersão. Leiamos Atos 8:38-40:

38E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.
39E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.
40E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.

A origem do batismo por aspersão está no Catolicismo Romano e não na Bíblia.

Analisemos o texto

Para analisarmos o batismo com mais clareza, devemos considerar pelo menos dois textos sobre o assunto: Mateus 28:19 e Atos 2:38. A maioria dos líderes evangélicos sustenta a forma de batismo nos títulos “Pai, Filho e Espírito Santo”, argumentando que devemos seguir a ordem de Jesus em Mateus 28:19 e desta maneira, ignorar o que Pedro pregou em Atos 2:38, quando quase três mil pessoas foram batizadas em nome de Jesus Cristo. Estes líderes religiosos chegam inclusive a dizer ignorantemente que devemos ficar com Jesus e não com os apóstolos. Esta incoerente e aberrante contradição as Escrituras equivale dizer que as epístolas do Novo Testamento, escritas pelos apóstolos, deveriam ser desconsideradas e anuladas, e desta forma, tanto a Igreja de Cristo quanto a pregação do evangelho seria uma fraude ou uma ficção. Porém Paulo, o apóstolo dos gentios, em contradição a estes líderes cegos, afirma que estamos edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina. (Efésios 2:20).

Ora! Vale dizer que o batismo não era uma novidade para os judeus, visto que João, o Batista, esteve batizando. Vejamos:

Mateus 3:7 – 7Mas, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura?

Marcos 1:4 – 4assim apareceu João, o Batista, no deserto, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados.

Lucas 3:2,3 – 2sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto.
3E ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para remissão de pecados;

Atos 1:5 – 5Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias.

Além disso, o batismo de prosélitos (Prosélitos era o nome que os judeus davam àqueles que não eram judeus por nascimento, mas que vinham viver em seu país colocando-se sob a proteção do Senhor) era uma prática entre os judeus. O novo elemento no batismo ordenado pelo Mestre é que deveria ser ministrado em Seu nome. Ou seja: “em nome de Jesus”. O batismo em “em nome de Jesus” expressa um novo relacionamento e compromisso com o Senhor e Messias proclamado pelos primeiros discípulos. Há quem afirme erroneamente que as palavras de Pedro em Atos 2:38 e dos demais discípulos em outras referências bíblicas significavam apenas o seguinte: “Sede batizados segundo a autoridade que Jesus nos conferiu”. Ora! Sem dúvida os discípulos receberam tal autoridade de Jesus. É por isso que eles pronunciavam o nome de nosso Senhor. Leiamos as referências a seguir:

17Voltaram depois os setenta com alegria, dizendo: Senhor, em teu nome, até os demônios se nos submetem. (Lucas 10:17)
-----------------

6Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, levanta e anda...
16E pela fé em seu nome fez o seu nome fortalecer a este homem que vedes e conheceis; sim, a fé, que vem por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde....
5No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalém as autoridades, os anciãos, os escribas,
6e Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, João, Alexandre, e todos quantos eram da linhagem do sumo sacerdote.
7E, pondo-os no meio deles, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes vós isto?
8Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e vós, anciãos,
9se nós hoje somos inquiridos acerca do benefício feito a um enfermo, e do modo como foi curado,
10seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, nesse nome está este aqui, são diante de vós. (Atos 3:6,16; 45-10)
-----------------
30enquanto estendes a mão para curar e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Servo Jesus. (Atos 4:30)
-----------------
16Ora, aconteceu que quando íamos ao lugar de oração, nos veio ao encontro uma jovem que tinha um espírito adivinhador, e que, adivinhando, dava grande lucro a seus senhores.
17Ela, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: São servos do Deus Altíssimo estes homens que vos anunciam um caminho de salvação.
18E fazia isto por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo que saias dela. E na mesma hora saiu. (Atos 16:16-18) – Leia ainda Atos 19:13
-----------------

O significado é muito mais profundo do que dizer que os discípulos agiam apenas sob a autoridade que Jesus havia lhes conferido. O sentido é pronunciar o nome de alguém (neste caso, Jesus) sobre outra pessoa. Quando o nome do Senhor Jesus é pronunciado sobre o candidato ao batismo, ele é colocado sob a autoridade de Jesus. Leiamos um Exemplo disso em Tiago 2:7 – Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado? Percebe? “o bom nome que sobre vós foi invocado”.

Leiamos ainda Atos 9:21 e 15:17:

21E todos os que o ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes? (Atos 9:21)

17Para que o restante dos homens busque ao Senhor, E todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, diz o Senhor, que faz todas estas coisas. (Atos 15:17)

Todavia vamos procurar entender as Escrituras Sagradas. Será que o apóstolo Pedro desobedeceu a ordem de Jesus? Será que Pedro, ao pregar seu primeiro sermão no dia de Pentecostes, não estava falando pelo Espírito Santo? É evidente que Pedro falou pelo Espírito Santo, pois estava obedecendo a ordem de Jesus. O Espírito Santo estava inaugurando a Igreja e dirigindo-a em toda a verdade, conforme o próprio Senhor Jesus prometeu em João 16:13:

13Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. (João 16:13).

Ora! Todo estudante das Escrituras sabe que o livro de Atos dos Apóstolos é o livro histórico que nos conta sobre o início da Igreja. Neste livro não encontramos ninguém, simplesmente ninguém sendo batizado pelos discípulos repetindo a expressão “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”, mas sim, invocando o nome do Senhor Jesus sobre o batizado, obedecendo assim, a Sua ordem dada em Mateus 28:19.

Por falar em invocar, é interessante que analisemos o diálogo de Paulo com o próprio Senhor Jesus quando este o encontrou no caminho de Damasco. Leiamos Atos 22:7-10:

7E caí por terra, e ouvi uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
8E eu respondi: Quem és, Senhor? E disse-me: Eu sou Jesus Nazareno, a quem tu persegues.
9E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito, mas não ouviram a voz daquele que falava comigo.
10Então disse eu: Senhor, que farei? E o Senhor disse-me: Levanta-te, e vai a Damasco, e ali se te dirá tudo o que te é ordenado fazer. (Atos 22:7-10).

Perceba que no versículo 10 o próprio Senhor Jesus diz a Paulo que fosse para Damasco, pois lá lhe seria dito tudo que deveria fazer segundo a Sua própria ordem. Reprisemos o versículo 10 do capítulo 22 dos Atos dos apóstolos:

10Então disse eu: Senhor, que farei? E o Senhor disse-me: Levanta-te, e vai a Damasco, e ali se te dirá tudo o que te é ordenado fazer.

Agora leiamos em Atos 9:10-17 o diálogo de Jesus com Ananias a respeito do que deveria fazer com Paulo:

10E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.
11E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;
12E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.
13E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
14E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
15Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.
16E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.
17E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.

Para confirmar os relatos acima, leiamos agora as palavras do próprio apóstolo Paulo em Atos 22:12-16:

12E um certo Ananias, homem piedoso conforme a lei, que tinha bom testemunho de todos os judeus que ali moravam,
13Vindo ter comigo, e apresentando-se, disse-me: Saulo, irmão, recobra a vista. E naquela mesma hora o vi.
14E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo e ouças a voz da sua boca.
15Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido.
16E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor.

Observe que Ananias, em obediência e confirmação as palavras que Jesus disse a Paulo em Atos 9:10, expressa a seguinte ordem: ...Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor. (Atos 22:16).

Isto não tira as escamas de seus olhos? Estas duas testemunhas Bíblicas (Ananias e Paulo) não são o suficiente para lhe confirmar as verdades Escriturísticas sobre o batismo?

16mas se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada. (Mateus 18:16)

Leiamos agora outro texto em Atos 2:14,37 e 38:

14Então Pedro, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras...
37E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?
38Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.

Se as escamas já começaram a cair de seus olhos e tiver humildade suficiente para reconhecer e obedecer as Escrituras, irá notar que Pedro estava acompanhado dos outros onze apóstolos (Atos 2:14), inclusive do próprio Mateus, escritor de “Mateus 28:19” (lembra?). Caso Pedro estivesse contradizendo a ordem de Jesus dada em Mateus 28:19 ao pregar que cada um fosse batizado em nome de Jesus Cristo, sem dúvida alguma, tanto Mateus quanto os demais apóstolos o haviam repreendido e reprovado sua pregação, o que seria uma frustração e decepção logo na primeira mensagem da Igreja de Cristo na festa de Pentecostes. Na verdade estava se cumprindo o que Jesus disse a Pedro em Mateus 16:19:

19dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus. (Mateus 16:19).

A pregação do verdadeiro Evangelho é a chave para o reino dos céus. Graças a Deus que os discípulos estavam todos cheios do Espírito Santo e eram guiados em toda a verdade por este mesmo Espírito, conforme nos afirmam as Escrituras:

Atos 2:4 – 4E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.

João 14:17 – 17O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

João 16:13 – 13Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras.

Além disso, lemos em Mateus 28:20 a seguinte ordem de Jesus:

20ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. (Mateus 28:20).

Veja bem: Jesus ordenou aos discípulos que eles ensinassem a observar todas as coisas que Ele havia mandado... Mandado aos discípulos. Por acaso teriam os discípulos deixado de observar e desobedecido o que o Mestre lhes ordenara ao batizarem exclusivamente invocando o nome de Jesus Cristo? Claro que não. Eles entenderam pelo Espírito que Jesus estava pedindo “O NOME” e não os títulos “Pai, filho e Espírito Santo”. Infelizmente a maioria dos que se dizem doutores, mestres, teólogos e pastores não aprenderam dos discípulos, e sim, das doutrinas de homens. Porém Importa antes obedecer a Deus que aos homens. (Atos 5:29).

Gostaria ainda de analisar com você o capítulo 10 dos Atos dos apóstolos. Quando lemos este capítulo vemos nitidamente como o Espírito Santo conduz seus servos em toda a verdade. Leiamos:

1º) Nos versículos 3 ao 6 lemos sobre a visão que Cornélio recebeu do Senhor:
3por volta da hora nona do dia, viu claramente em visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e lhe dizia: Cornélio!
4Este, fitando nele os olhos e atemorizado, perguntou: Que é, Senhor? O anjo respondeu-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus;
5agora, pois, envia homens a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro;
6este se acha hospedado com um certo Simão, curtidor, cuja casa fica à beira-mar. Ele te dirá o que deves fazer.

2º) Depois que Cornélio obedece a visão do Senhor mandando chamar a Pedro para lhe dizer o que deveria fazer, lemos nos versículos 9 ao 20, sobre a visão de Pedro a respeito do gentio Cornélio, a chegada dos homens enviados por Cornélio e como o Espírito Santo instrui a Pedro:
9No dia seguinte, indo eles pelo caminho e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao terraço para orar, cerca de hora sexta.
10E tendo fome, quis comer; mas enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase,
11e via o céu aberto e um objeto descendo, como se fosse um grande lençol, sendo baixado pelas quatro pontas sobre a terra,
12no qual havia de todos os quadrúpedes e répteis da terra e aves do céu.
13E uma voz lhe disse: Levanta-te, Pedro, mata e come.
14Mas Pedro respondeu: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.
15Pela segunda vez lhe falou a voz: Não chames tu comum ao que Deus purificou.
16Sucedeu isto por três vezes; e logo foi o objeto recolhido ao céu.
17Enquanto Pedro refletia, perplexo, sobre o que seria a visão que tivera, eis que os homens enviados por Cornélio, tendo perguntado pela casa de Simão, pararam à porta.
18E, chamando, indagavam se ali estava hospedado Simão, que tinha por sobrenome Pedro.
19Estando Pedro ainda a meditar sobre a visão, o Espírito lhe disse: Eis que dois homens te procuram.
20Levanta-te, pois, desce e vai com eles, nada duvidando; porque eu tos enviei.

3º) Nos versículos 29 ao 33 lemos sobre a chegada de Pedro na casa de Cornélio e como este lhe conta o motivo pelo qual lhe mandara chamar. Vejamos:
29pelo que, sendo chamado, vim sem objeção. Pergunto, pois: Por que razão mandastes chamar-me?
30Então disse Cornélio: Faz agora quatro dias que eu estava orando em minha casa à hora nona, e eis que diante de mim se apresentou um homem com vestiduras resplandecentes,
31e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus.
32Envia, pois, a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro; ele está hospedado em casa de Simão, curtidor, à beira-mar.
33Portanto mandei logo chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora, pois estamos todos aqui presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto te foi ordenado pelo Senhor.

4º) Nos versículos 34,35 e 44 ao 46 lemos sobre a pregação de Pedro e a descida do Espírito Santos sobre todos que ouviam a palavra na casa de Cornélio:
34Então Pedro, tomando a palavra, disse: Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas;
35mas que lhe é aceitável aquele que, em qualquer nação, o teme e pratica o que é justo...
44Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
45Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo;
46porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus.

5º) Você lembra que lá no versículo 6 o anjo fala para Cornélio que Pedro lhe diria o que deveria fazer? Leiamos novamente: “...Ele te dirá o que deves fazer”. Pois bem. Vejamos agora nos versículos 47 e 48 o cumprimento do que o anjo disse para Cornélio. Leiamos:
47Respondeu então Pedro: Pode alguém porventura recusar a água para que não sejam batizados estes que também, como nós, receberam o Espírito Santo?
48Mandou, pois, que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então lhe rogaram que ficasse com eles por alguns dias.

Por acaso o Senhor agiria erradamente ao se manifestar para Cornélio e dizer-lhe que mandasse chamar a Pedro para lhe ensinar e fazer algo contrário a Sua santa palavra? Absolutamente não. Vemos claramente que, sob o derramamento do Espírito Santo na vida de todos que ouviram a palavra na casa de Cornélio, Pedro mandou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Como estas Escrituras esclarecem que o verdadeiro batismo é em nome de nosso Senhor Jesus! Isto não arde em seu coração? Somente a cegueira espiritual, a ignorância religiosa ou a soberba de não querer admitir seus erros, pode lhe impedir de enxergar esta verdade e fazer continuar na mentira. Antes seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso. (Romanos 3:4).

Verdadeiramente a Bíblia não pode se contradizer. Absolutamente não. Ora! Se houvesse uma só contradição nas Escrituras, elas não seriam fidedignas e nós estaríamos completamente perdidos. Portanto não existe nenhuma contradição na Bíblia. Pedro sabia o que a maioria de alguns pastores e líderes evangélicos não sabe, pois escolheram ficar com suas próprias interpretações e tradições religiosas do que com as Escrituras. Pedro entendia que “Pai” não é nome, mas sim um título; que “Filho” também não é nome, mas outro título e que “Espírito Santo” é exatamente o que Deus é: Deus é Espírito (João 4:24). Jesus ensinou para empregar o nome (no singular) do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.

Por exemplo: Eu sou pai, mas pai não é o meu nome. Eu também sou filho, mas filho também não é o meu nome. Todavia eu possuo um nome que autentica todos os meus atos como cidadão. Caso eu dê um cheque para meu filho comprar um brinquedo, eu não posso escrever no cheque a palavra “pai”. Nenhuma loja aceitaria este cheque, mesmo que meu filho provasse que eu sou o seu pai. O cheque só valeria com a assinatura do meu nome. Portanto, compreenda que todos os atos ou ações da Igreja, sejam por obras ou por palavras, para serem validados por Deus, devem ser realizados em nome do Senhor Jesus. E é evidente que o batismo é um ato tanto de palavras como de obras e, portanto, deve ser feito em nome de Jesus. Os apóstolos sabiam muito bem disso. Paulo escrevendo aos Colossenses, nos afirma:

17E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus... (Colossenses 3:17)

Além disso, a expressão “em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” não aparece em nenhum outro lugar na Bíblia Sagrada, além de Mateus 28:19, que para infelicidade dos teólogos, segundo a exegese deles mesmos, um só versículo não pode ser regra nas Escrituras! Além disso, eles também argumentam que um texto fora do contexto, vira pretexto. Pois é exatamente o que eles praticam: Fazem uso da única passagem bíblica “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19) fora do contexto, e acabam transformando em pretexto cega e erroneamente.

Ainda assim, o próprio Senhor Jesus afirma em Mateus 28:18 que toda a autoridade lhe fora dada no céu e na terra, sugerindo naturalmente uma ação posterior em seu próprio nome apenas, o qual tem e delega a autoridade aos seus discípulos. Por isso todos os batismos realizados pelos discípulos foram exclusivamente em nome de Jesus.

Todas as orientações de Jesus e as ações dos discípulos como, orações, milagres, expulsão de demônios, advertências, reuniões, pregações, etc... foram realizadas em nome de Jesus e não usando a expressão em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Aliás, no Novo Testamento aparecem mais de 36 feitos dos apóstolos “em nome de Jesus” e NENHUM usando a expressão “em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”.

Gostaria que percebesse outro detalhe que muitos irmãos não percebem por terem uma mente viciada e cauterizada por alguns ensinamentos errados de seus líderes: O Senhor disse “em nome” e não “no nome”. “Em nome” significa “no lugar de” ou “representar a alguém”. Quando fazemos uma obra em nome de Jesus estamos fazendo como seus representantes... seus embaixadores. Quem realizar qualquer coisa sob a autoridade de meu nome seria como se eu mesmo tivesse feito. Vejamos algumas citações bíblicas do próprio Senhor Jesus:

5E qualquer que receber em meu nome uma criança tal como esta, a mim me recebe. (Mateus 18:5)
37Qualquer que em meu nome receber uma destas crianças, a mim me recebe... (Marcos 9:37)
48e disse-lhes: Qualquer que receber esta criança em meu nome, a mim me recebe... (Lucas 9:48)

Da mesma forma, um representante de estado ou embaixador, por exemplo, age não por si mesmo, mas em nome de uma nação. O mesmo vale para um delegado, um procurador, um advogado ou qualquer outro representante legal. Este representante, advogado ou procurador, age em nome de alguém que tenha lhe dado autoridade para tanto. Por isso podemos afirmar que existe uma íntima relação entre fazer algo em nome de uma pessoa e a autoridade que esta pessoa confere a quem o representa. Não é diferente com o batismo. Este deve ser realizado em nome do Senhor Jesus.

A Bíblia ainda nos afirma que a após ressuscitar, Jesus abriu o entendimento dos discípulos para compreenderem as Escrituras e em seu nome pregassem o arrependimento. Leiamos Lucas 24:45-47:

45Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras;
46e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos;
47e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. (Lucas 24:45-47).

Leiamos ainda Atos 8:12:

12Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres. (Atos 8:12)

Se o arrependimento é pregado em nome de Jesus é claro que o batismo também ser em nome de Jesus!

De fato “Jesus” é o Único Nome Digno Para o Batismo

A Igreja em Corinto enfrentou uma dissensão na fé. Infantilmente os irmãos estavam se nomeando e dizendo:
12...eu sou de Paulo, eu sou de Apolo, eu sou de Pedro, eu sou de Cristo (1ª Coríntios 1:12).

O apóstolo Paulo sabendo que o batismo é o ato cristão após a conversão e que o mesmo era realizado em nome do Senhor Jesus, recorre à forma (e não fórmula) bíblica do batismo, tentando mostrar que eles pertenciam ao Senhor Jesus indagando-os:
13Será que Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado por amor de vós? Ou fostes vós batizados em nome de Paulo?
14Dou graças a Deus que a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio;
15para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome. (1ª Coríntios 1:13-15)

A afirmação por parte de Paulo ao dizer que os Coríntios não foram batizados em seu nome é uma declaração taxativa de que eles foram batizados em nome de Jesus. O apóstolo Paulo estava mostrando que eles não foram batizados em nome das pessoas que os levaram à Cristo, mas sim, em nome de Jesus. É isto que Paulo nos faz entender: Eu não fui crucificado, mas Jesus foi; vocês não foram batizados em meu nome, mas em nome de Jesus. Como isto é esclarecedor! Poderias ainda permanecer cego?

Observe como o apóstolo Paulo explica que Jesus é o único nome digno no qual eles deveriam ser batizados:
14Dou graças a Deus que a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio;
15para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome. (1ª Coríntios 1:13-15)

Vale deixar claro que o evangelho anunciado por Paulo não era segundo os homens; pois não o havia recebido de homem algum, nem lhe fora ensinado; mas recebeu por revelação do próprio Senhor Jesus, conforme ele mesmo afirma em Gálatas 1:11,12:

11Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens;
12porque não o recebi de homem algum, nem me foi ensinado; mas o recebi por revelação de Jesus Cristo. (Gálatas 1:11,12).

Convicto de que o Evangelho que pregava e ensinava lhe foi revelado por nosso Senhor Jesus, Paulo ainda nos diz:

37Se alguém se considera profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. (1ª Coríntios 14:37)

1É necessário gloriar-me, embora não convenha; mas passarei as visões e revelações do Senhor. (2ª Coríntios 12:1).

Paulo tinha o mesmo Espírito que estava nos apóstolos que se converteram antes dele. O Espírito Santo da verdade que guia em toda a verdade conforme João 16:13. A prova disto é que Paulo nunca contradisse aos discípulos e muito menos perverteu ou adulterou o evangelho pregando que o batismo fosse realizado citando as palavras “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”, mas sim, afirmando que deve ser UNICAMENTE EM NOME DO SENHOR JESUS.

Em sua carta aos Gálatas, no capítulo 1, versículos 6 ao 9, Paulo, convicto dos ensinamentos e revelações que recebera do Próprio Senhor Jesus e em total concordância com o evangelho que os discípulos aprenderam do Mestre, escreveu a seguinte advertência:

6Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho,
7o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.
8Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema.
9Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. (Gálatas 1:6-9)

Infelizmente, os falsificadores do Evangelho de Cristo ainda existem em nossos dias. E o pior: Eles estão ocupando muitos púlpitos. Estes são falsos profetas, falsos cristos, falsos apóstolos, falsos obreiros, falsos irmãos, falsos mestres, os quais ensinam um “evangelho” pervertido e adulterado e, portanto falsificado, oposto ao evangelho que os apóstolos de Cristo pregaram. Sobre estes falsos crentes, a bíblia nos fornece várias referências e advertências. Leiamos:

15Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. (Mateus 7:15). Leia ainda Mateus 24:11

24porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. (Mateus 24:24). Leia também Marcos 13:22

6Havendo atravessado a ilha toda até Pafos, acharam um certo mago, falso profeta, judeu, chamado Bar-Jesus, (Atos 13:6)

13Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo. (2ª Coríntios 11:13)

4E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão; (Gálatas 2:4). Leia ainda 2ª Coríntios 11:26.

1Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. (2ª Pedro 2:1). Leia também Judas 1:8.

É exatamente isso que muitos estão fazendo quando não reconhecem o batismo em nome de Jesus:

1negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. (2ª Pedro 2:1b).

17Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus. (2ª Coríntios 2:17)

A Pregação do Reino de Deus e o Batismo em Nome de Jesus em Samaria

Leiamos Atos 8:12-16:

12Mas, quando creram em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus e do nome de Jesus, batizavam-se homens e mulheres.
13E creu até o próprio Simão e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e admirava-se, vendo os sinais e os grandes milagres que se faziam.
14Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, tendo ouvido que os da Samaria haviam recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João;
15os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo.
16Porque sobre nenhum deles havia ele descido ainda; mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus. (Atos 8:12-16).

Era imperativo que os samaritanos convertidos a Cristo se identificassem com os apóstolos e com a Igreja inaugurada em Jerusalém através do batismo no Espírito Santo e do batismo nas águas em nome do Senhor Jesus, visto que os judeus não se comunicavam com os samaritanos, conforme João 4:9.

Além disso, não somos estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus, conforme Efésios 2:19.

Os Cristãos Rebatizados Em Éfeso

Em Atos 19:1-6, lemos que quando Paulo chegou a Éfeso, encontrou uns doze homens que haviam sido levados a Cristo por Apolo, nos quais percebeu que eles ainda não tinham recebido o Espírito Santo e os indagou em que batismo tinham sido batizados. 3E eles disseram: No batismo de João. (Atos 19:3). Aqueles doze homens haviam sido batizados apenas por João Batista no batismo de arrependimento conforme ele mesmo pregava: 11Eu, na verdade, vos batizo em água, para o arrependimento... (Mateus 3:11)

O Evangelho de São Lucas 3:3, ainda nos afirma que João 3...percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para remissão de pecados...

No entanto, Paulo os batizou novamente, só que agora em nome do Senhor Jesus.

Observemos as Escrituras

Atos 19:1-6:
1E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo tendo atravessado as regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos,
2perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo.
3Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados então? E eles disseram: No batismo de João.
4Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus.
5Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus.
6Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam. Lemos Atos 19:1-6.

Vemos, portanto, que mesmo aqueles doze discípulos tendo sido batizados por João Batista, Paulo os conscientizou que João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. (Atos 19:4). Paulo estava explicando que o batismo ministrado por João valeu até o sacrifício de Cristo ser oferecido. 5Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus. (Atos 19:5).

Ainda que alguns, apoiados em seu próprio entendimento, forcem a interpretação do texto para afirmar que o batismo destes doze irmãos foi apenas no Espírito Santo, aprendemos que, se o batismo no Espírito Santo acontece em nome de Jesus, fica claro e evidente que o batismo nas águas também deve ser em nome de Jesus.

O mesmo apóstolo Paulo em sua carta aos Efésios, capítulo 4, versículo 5, nos afirma que há apenas um só batismo. Há alguns hereges que se atrevem a ir além do que disse Paulo, afirmando que tanto faz ser batizado “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”, ou “em nome do Senhor Jesus”, pelo fato de não admitirem os erros que adotaram das tradições e ensinamentos da igreja romana, invalidando portanto, a palavra de Deus pelas tradições ordenadas por homens, conforme está escrito em Marcos 7:13.

Porém Paulo nos adverte:

8Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; (Colossenses 2:8)

Leiamos, portanto o texto as palavras de Paulo onde o mesmo afirma que há apenas um só batismo e não dois como afirmam alguns hereges. Efésios 4:5:

5há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo... (Efésios 4:5).

O Novo Testamento deixa claro que há um só batismo e este evidentemente, é em nome do Senhor Jesus! Caso contrário se repetirá outra incoerente e aberrante posição de alguns ao dizerem que devemos ficar com Jesus e não com os apóstolos. Repito: Tal afirmação equivale dizer que as epístolas do Novo Testamento, escritas pelos apóstolos, deveriam ser desconsideradas e anuladas, fazendo com que tanto a Igreja de Cristo quanto a pregação do Evangelho se torne uma fraude ou uma ficção.

Conforme Atos 2:42-44, a Igreja fundada por nosso Senhor Jesus Cristo

42perseverava na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
43Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos.
44Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum.

Conforme Efésios 2:19,20, o Espírito Santo que conduziu os primeiros cristãos na doutrina dos apóstolos, em comunhão, unidos, tendo tudo em comum, também estava em Paulo, pois eram todos membros de uma só família, a família de Deus, e não membros de grupos denominacionais edificados em suas próprias doutrinas. Leiamos Efésios 2:19,20:

19Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, 20edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina...

Infelizmente o Sistema Denominacional está fundamentado e edificado nos costumes, doutrinas, tradições e heresias inventadas por homens, os quais ensinam doutrinas diversas e não se conformam com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com a doutrina que é segundo a piedade. São homens soberbos e nada sabem, mas deliram acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, injúrias, suspeitas maliciosas, disputas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro. São homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé, conforme está escrito em 1ª Timóteo 6:3-6 e 2ª Timóteo 3:8.

Vejamos alguns comentário bíblico sobre o batismo

► A Bíblia de Jerusalém incluiu o seguinte comentário de rodapé a respeito de Mateus 28:19: É possível que, em sua forma precisa, essa fórmula reflita influência do uso litúrgico posteriormente fixado na comunidade primitiva. Sabe-se que o livro dos Atos fala em batizar “no nome de Jesus”. Mais tarde deve ter-se estabelecido a associação do batizado às três pessoas da trindade. [grifo nosso]

► Observe o comentário da Bíblia Plenitude – Atos 2:38: Pedro pede que seus ouvintes mudem de opinião e postura em relação a Cristo, a fim de serem batizados em Nome de Jesus Cristo como reconhecimento público de que haviam aceitado Jesus como Messias e Senhor. “Nome” sugere natureza ou caráter; portanto, ser batizado em Nome de Jesus significa admiti-lo, com tudo que o Seu Nome denota. [grifo nosso]

► Na Bíblia Scofield, traduzida por João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada no Brasil, Editora Chamada da Meia Noite, 4ª Edição, 1993, pág. 1110 e 1111, lemos a seguinte anotação: Antes de Sua ascensão, o Senhor Jesus ordenou aos seus discípulos a que pregassem o Evangelho a todo o mundo, batizando todos os que criam nesta mensagem salvadora em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt. 28:19; Mc. 16:15-16). Esta ordem foi fielmente obedecida pela Igreja primitiva começando com o dia de Pentecostes (At. 2:38,41; 8:12-13, 36-38; 9:18; 10:48; 16:14-15,32,33; 18:8; 19:5; 22:13-16). [grifo nosso]

► Na Bíblia Sagrada Com Reflexões de Lutero, Almeida Revista e Atualizada, Editora SBB, 2012, pág. 906, lemos a seguinte consideração de Martinho Lutero sobre o batismo: Nestas palavras de Mt 28.19, assim como nas de Mc 16.16, deves notar que temos o mandamento e a instituição de Deus. Não se duvidará, pois, que o batismo é coisa divina, que não pensada e inventada por homens. Pois assim como posso dizer que nenhum homem urdiu em sua cabeça os Dez Mandamentos, o Credo e o Pai-Nosso, que, ao contrário, o próprio Deus revelou e deu , da mesma forma posso exaltar o fato de que o batismo não é brincadeira de homens, senão que é instituído pelo próprio Deus. Ademais, é ordenado séria e rigorosamente que devemos ser batizados sob pena de não sermos salvos. É por isso que mais combatemos e lutamos, já que ao presente o mundo se encontra tão cheio de seitas que clamam ser o batismo coisa externa e que coisa externa de nenhuma utilidade é. Mas seja coisa externa quanto for, aqui, todavia, temos a palavra e o mandamento de Deus que institui, funda e confirma o batismo. Pois assim rezam as palavras: “Ide, batizai”, não, porém, “em vosso nome”, mas “em nome de Deus.” – OS 7,420 [grifo nosso]

Leia Agora o Registro Histórico Sobre o Batismo

► O que se segue é um registro verdadeiro de um batismo que aconteceu em Roma 100 D.C. e foi reproduzido pela revista “Time” em 05 de dezembro de 1955. “O diácono levantou sua mão, e Publius Decius entrou pela porta do batistério. De pé, da cintura para baixo dentro da piscina estava Marcus Vasca o vendedor de madeiras. Ele estava sorrindo quando Publius entrou na piscina ao lado dele. “Crês?” Ele perguntou. “Creio”, respondeu Publius. “Creio que minha salvação vem de Jesus Cristo que foi crucificado por Poncio Pilatos. Com Ele eu morri assim, com Ele eu posso ter a Vida Eterna.” Então ele sentiu braços fortes que o apoiavam quando ele se deixou deitar de costas na piscina (sendo imergido-Tradutor), e ouvi Marcus expressar nos seu ouvidos: “eu te batizo em Nome do Senhor Jesus”, quando a água fria se fechou por cima dele.

Registro Bibliográfico Sobre o Batismo

► Enciclopédia Britânica: "A fórmula batismal foi mudada do nome de Jesus Cristo para as palavras Pai, Filho e Espírito Santo pela Igreja Católica no 2º Século." – 11ª. Edição, Vol. 3, págs. 365-366. (em inglês)... "Sempre nas fontes antigas menciona que o batismo era em nome de Jesus Cristo." – Volume 3, pág.82.

► Enciclopédia da Religião – Canney: "A religião primitiva sempre batizava em nome do Senhor Jesus até o desenvolvimento da doutrina da trindade no 2º. Século." – pág. 53 (em inglês).

► Nova Enciclopédia Internacional: "O termo "trindade" se originou com Tertuliano, padre da Igreja Católica Romana." – Vol. 22, pág. 477 (em inglês).

► Enciclopédia de Religião e Éticas Editadas por James Hastings: “A formula usada era o Nome do Senhor Jesus Cristo ou alguma frase sinônima; não há nenhuma evidência para o uso do nome da trindade”... "O batismo cristão era administrado usando o nome de Jesus. O uso da fórmula trinitariana de nenhuma forma foi sugerida pela história da igreja primitiva; o batismo foi sempre em nome do Senhor Jesus até o tempo do mártir Justino quando a fórmula da trindade foi usada." – Vol. 2, págs. 377-378-384-389 (em inglês).

Conclusão

Está comprovado pela Bíblia e pelos registros históricos que nenhum batismo foi realizado pelos apóstolos repetindo a expressão “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”, mas sim, unicamente invocando o nome do Senhor Jesus sobre o batizado. A maioria dos líderes evangélicos batiza repetindo a expressão “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”, por que herdaram isto do paganismo romano e ainda assim estão com a mente cauterizada para enxergar as Escrituras. Alguns também até batizam apenas por aspersão e ainda realizam o batismo de crianças.

Ora! Se tudo o que eles realizam numa denominação evangélica usam o nome de Jesus, por que não reconhecem que o batismo também deve ser em nome do Senhor Jesus, cumprindo, portanto Colossenses 3:17: “E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”. Afinal, eles dizem que são de Jesus, que confessaram o Seu nome como Salvador e Senhor de suas vidas e que fazem tudo para a Sua glória.

A expressão “em nome de” é utilizada em conexão com curas e exorcismo com o sentido de “no poder de” ou “com a autoridade de” (Leia Atos 3:6; 4:7,10 e 16:18) e em conexão com a proclamação do evangelho. Constata-se, portanto, que a palavra “nome” significa simples e unicamente a pessoa de Jesus. (Leia Atos 4:12,30; 5:41; 8:12; 9:16; 10:43; 19:17 e 21:13)

Paulo recomenda que tudo quanto fizermos por palavras ou por obras, façamos em nome de Jesus. É claro que o batismo está incluído nesta expressão “tudo”. É hora de você pegar sua Bíblia e conferir os versículos abaixo:

► As orações devem ser feitas em nome de Jesus, não em nome de uma “trindade”. Veja vários exemplos: João 14:13,14 / João 15:16 / João 16:24,26,27 / Tiago 5:14.

► Advertências, admoestações e repreensões foram feitas em nome de Jesus, nunca em nome de uma “trindade”. Confira 1ª Coríntios 1:10 / 1ª Coríntios 5:4 / 2ª Tessalonicenses 3:6.

► Nenhum milagre foi feito nos títulos “Pai, do Filho e do Espírito Santo”, mas exclusivamente em nome de Jesus. Abra sua Bíblia e leia os seguintes versos: Mateus 7:22 / Marcos 9:38-40 / Marcos 16:15-18 / Lucas 10:17 / Atos 3:6 / Atos 4:7-12 / Atos 4:30 / Atos 16:18.

► Obras de caridade também foram realizadas em nome de Jesus. Veja Mateus 18:5 / Marcos 9:37,41 / Lucas 9:48.

► As reuniões espirituais e pregações devem ser realizadas em nome de Jesus, não em nome de uma “trindade”. Exemplos: Mateus 18:20 / Lucas 24:46,47 / Atos 4:18 / Atos 9:27,29 / Efésios 5:20 / Tiago 5:10.

► O mais impressionante é que até mesmo o Espírito é enviado em nome de Jesus conforme João 14:26.

► Enfim, como diz Paulo, tudo deve ser feito em nome de Jesus, pois nossa salvação é também em nome do nosso Senhor Jesus Cristo: Veja Atos 4:12 / João 20:31 / 1ª Coríntios 6:11.

Que o Espírito Santo abra nosso entendimento para aceitarmos o que é verdadeiro (1ª João 5:20), compreendamos as Escrituras (Lucas 24:45) e nos conceda graça e coragem para rejeitarmos as doutrinas e ensinamentos heréticos, pois importa antes obedecer a Deus que aos homens (Atos 5:29). Amém.

Estamos a disposição para um diálogo sadio e santo à luz das Sagradas Escrituras.

Ouça esta mensagem em mp3:
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Adicionado: April 3, 2014 Responder a esta entrada  Apagar esta entrada  Ver IP
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Nome: yourebook@gmail.com
De: sao paulo
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olá pastor sei que o sr é uma benção mas lamento os equivocos na interpretação da´palavra de DEUS...OBS: SOU IPUB...
Adicionado: June 10, 2012 Responder a esta entrada  Apagar esta entrada  Ver IP
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Nome: isadora de souza rodrigues
De: uberlandia
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legal!!! gostei muito deste site, e dos estudos tambem
ABRAÇOS E BEIJOS A TODOS ISA:
Adicionado: March 12, 2011 Responder a esta entrada  Apagar esta entrada  Ver IP
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Nome: Comunidades.net
Olá,

Muitos Parabéns pelo seu Site!

De toda a equipa do Comunidades.net,
desejamos-lhe o maior Sucesso com o seu Site.
Adicionado: 2010 Responder a esta entrada  Apagar esta entrada  Ver IP